-> SISDAGRO -> Início
CLIMATOLOGIA 
 

Balanço Hídrico Climatológico Normal

O balanço hídrico climatológico normal é usado para estimar o armazenamento médio de água do solo ao longo do tempo. Partindo-se do suprimento natural de água ao solo, simbolizado pelas chuvas (P), e da demanda atmosférica, simbolizada pela evapotranspiração potencial (ETP), além da capacidade de água disponível (CAD) apropriado, o balanço hídrico climatológico fornece estimativas da evapotranspiração real (ETR), da deficiência hídrica (DEF), do excedente hídrico (EXC) e do armazenamento da água no solo (ARM). Para que não haja nem excesso nem deficiência hídrica, a chuva (P) deve ser igual a ETP. Portanto a ETP representa a chuva ideal (que deveria entrar no volume de controle). Essa situação só acontece esporadicamente em alguns períodos. Em algumas regiões há excesso praticamente o ano todo, enquanto que em regiões áridas e semi-áridas isso nunca ocorre. Em regiões tropicais, é mais comum haver excesso numa época, e deficiência em outra. Clique aqui para acessar.


Evolução do Balanço Hídrico

O cálculo do Evolução do Balanço Hídrico poderá ser realizado por estação. A estação de interesse poderá ser selecionada através do mapa interativo. Os campos serão automaticamente preenchido levando em consideração o solo e a CAD para a estação selecionada. Todos os parâmetros poderão ser alterados conforme necessidade. A figura 3.4 mostra a tela do Balanço Hídrico Sequencial na climatologia após selecionar a estação de Curitiba. Aqui, não é levado em consideração a cultura. O botão “Calcular” deverá ser pressionado para realizar os cálculos. Clique aqui para acessar.



Produtividade Potencial

O número de produtividade potencial ou rendimento máximo de uma cultura é determinado principalmente pelas suas características genéticas e grau de adaptação ao ambiente predominante. As exigências ambientais de clima, solo e água para crescimento e rendimento ótimos diferem de cultura para cultura. É de fundamental importância a seleção da cultura e variedade melhor adaptada ao ambiente para se obter a produtividade elevada. Clique aqui para acessar.