-> SISDAGRO -> Início
SISDAGRO 
 

O Sistema de Suporte à Decisão na Agropecuária (SISDAGRO) foi desenvolvido pelo Instituto Nacional de Meteorologia – INMET com o objetivo de apoiar usuários do setor agrícola em suas tomadas de decisão, auxiliando no planejamento e manejo agropecuário. O seu público alvo é constituído por produtores e extensionistas rurais, técnicos agropecuários e agrônomos, agrometeorologistas e também gestores governamentais que executam políticas públicas voltadas ao setor agrícola.


Em uma primeira fase, o SISDAGRO oferece aos usuários ferramentas para o monitoramento das condições agrometeorológicas vigentes até a data da consulta ao sistema, bem como condições previstas para os próximos cinco dias. Estas ferramentas fazem uso, em geral, de informações meteorológicas registradas em uma rede de estações do INMET e de dados obtidos por modelos de previsão numérica do tempo (Modelo COSMO - Consortium for Small-scale Modeling, com resolução horizontal de 7 km), referentes às variáveis: temperatura, precipitação, umidade relativa do ar, velocidade e direção do vento e radiação solar.


Atualmente o SISDAGRO disponibiliza ao usuário quatro ferramentas de monitoramento agrometeorológico, entre eles: Balanço Hídrico e Perda de Produtividade por deficiência hídrica, considerando sistemas cultivados em sequeiro ou irrigado, dos principais cultivos de importância econômica ao agronegócio brasileiro (algodão, arroz, aveia, café, cana-de-açúcar, citros, feijão, girassol, milho, soja e trigo), Índice de Vegetação por meio de imagens de satélites, e Graus-dia de desenvolvimento e crescimento vegetal que também pode auxiliar no planejamento agrícola.


O SISDAGRO também possui ferramentas baseadas na climatologia, que consiste em um balanço hídrico climatológico, que permite, por exemplo, analisar as datas mais propícias para o preparo do solo, plantio e colheita. São oferecidas duas escalas temporais para as avaliações: escala mensal (12 períodos por ano) e escala decendial (36 períodos por ano).


Além do monitoramento agrometeorológico, o SISDAGRO conta também com a previsão de condições favoráveis à formação de geada, sendo classificadas como forte, moderada e fraca. Essa previsão é realizada com base na temperatura mínima diária (Tmin) prevista pelo Modelo COSMO seguindo os limiares de: geada forte (Tmin < 1°C), geada moderada (1°C < Tmin ≤ 3°C) e geada fraca (Tmin < 8°C).


Este sistema é resultado de projeto de cooperação técnica do INMET com o Sistema Meteorológico do Paraná – SIMEPAR e o Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR, no âmbito de Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA. Tem recebido apoio, em seu desenvolvimento, de especialistas em agrometeorologia da EMBRAPA, da FUNDAÇÃO ABC e da ESALQ, e tomou por base um produto desenvolvido anteriormente para o INMET por equipe ligada à Universidade Federal de Viçosa.