-> SISDAGRO  -> Início  -> Índice de Vegetação 
Índice de Vegetação 
 

Os índices de vegetação realçam a contribuição das propriedades da vegetação e permitem estabelecer comparações espaciais e temporais da atividade fotossintética e das variações estruturais do dossel. Na literatura são encontrados mais de cinquenta índices de vegetação, sendo quase todos obtidos de medidas da refletância nas faixas espectrais do vermelho e infravermelho próximo, do espectro eletromagnético.

Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (IVDN)

O IVDN (ou NDVI em inglês) é o índice de vegetação mais comumente utilizado. Proposto inicialmente por Rouse et al., (1973)(*), permite identificar a presença de vegetação verde e caracterizar sua distribuição espacial, como também a evolução no decorrer do tempo. Valores para o índice de vegetação próximos de 1 indicam maiores quantidades de vegetação fotossinteticamente ativa, e uma baixa vegetação caso contrário (próximos de 0).





A mensuração do IVDN foi incluída no sensor MODIS (Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer), incluído no satélite Terra (1999) para dar continuidade aos dados de IVDN obtidos a partir do sensor AVHRR, embarcado nos satélites da NOAA de série POES, de órbita polar.



O Sisdagro utiliza dados que podem ser obtidos na página da NASA (http://edcimswww.cr.usgs.gov/pub/imswelcome), em períodos de 16 dias, para todo o globo. Para qualquer ponto no território brasileiro, o usuário pode comparar gráficos mostrando o comportamento do IVDN ao longo do ano, a cada 16 dias, desde 2005. Clique aqui para acessar.



(*) ROUSE, J.W., HAAS; R.H., SCHELL, J.A.;DEERING, D.W. Monitoring vegetation systems in the Great Plains with ERTS, Third ERTS Symposium, NASA SP-351 I, 309- 317,1973