-> SISDAGRO  -> Início  -> Balanço Hídrico 
Balano Hdrico 
 

O Balanço Hídrico de Cultivo e Produtividade um conjunto de rotinas de cálculo das condições de água no solo e da influência destas na evolução de uma cultura ali plantada.

Balanço Hídrico de Cultivo e Produtividade

O Balanço Hídrico de Cultivo específico de uma cultura (BH de Cultivo) visa calcular o balanço de água no solo levando-se em consideração tanto o tipo de vegetação quanto a sua fase de crescimento e desenvolvimento. Nessa situação, a planta não cobre totalmente o terreno e sua área foliar (superfície transpirante) varia com a idade (dias após plantio ou emergência). Portanto, a evapotranspiração nessa condição difere da potencial, sendo denominada de "evapotranspiração da cultura". Esta evapotranspiração é que será considerada no balanço hídrico de cultivos. O Balanço Hídrico de Cultivo e Produtividade oferece, dentre outras informações úteis sobre as condições de água no solo, a estimativa da produtividade relativa de uma safra semeada em data definida pelo usuário, para um conjunto de importantes cultivos temporários, com base na ocorrência de déficit hídrico durante o período da safra. Clique aqui para acessar.





Balanço Hídrico Sequencial

O Balanço hídrico sequencial (BHS) permite acompanhar a disponibilidade de água no solo ao longo dos últimos 90 dias, até a data de seu cálculo, bem como as condições previstas para os próximos quatro dias. O cálculo é feito para uma cobertura vegetal de referência (gramínea) e para o tipo de solo indicado por uma base de informações do IBGE para a localidade geográfica escolhida pelo usuário, ou um outro tipo de solo selecionado. Clique aqui para acessar.





Mapas do Balanço Hídrico

São mapas que apresentam o panorama, para todo o território brasileiro, do estado das principais variáveis contabilizadas no Balanço Hídrico Sequencial: Armazenamento, Evapotranspirações Potencial e Real, Déficit e Excedente Hídricos, além das principais entradas – Precipitação e Temperatura. Inicialmente, estão disponíveis mapas diários. Em breve, haverá a opção de mapas de valores acumulados. Clique aqui para acessar.