-> SISDAGRO -> Início
SISDAGRO 
 

O Sisdagro, Sistema de Suporte à Decisão na Agropecuária, está sendo desenvolvido pelo Instituto Nacional de Meteorologia – INMET com o objetivo de apoiar usuários do setor agrícola em suas decisões de planejamento e manejo agropecuário. O seu público alvo é constituído por extensionistas rurais, técnicos agropecuários e produtores com formação em agronomia, bem como gestores governamentais que executem políticas públicas voltadas ao setor agrícola.

Em uma primeira fase, o Sisdagro oferece aos usuários ferramentas para o Monitoramento das condições vigentes até a data da consulta ao sistema, bem como condições previstas para os próximos quatro dias. Estas ferramentas fazem uso, em geral, de informações meteorológicas registradas em uma rede de estações do INMET, bem como de dados obtidos por modelos de previsão numérica do tempo, referentes às variáveis: temperatura, precipitação, umidade relativa do ar, velocidade e direção do vento e radiação solar.

Há, no momento, três classes de aplicativos: Balanço Hídrico, Índice de Vegetação e Conforto Térmico Bovino (clique nos links para mais informações). No caso do Índice de Vegetação, o sistema utiliza dados obtidos de imagens de satélites .

Em uma segunda etapa, sendo planejada, o Sisdagro irá incorporar ferramentas baseadas na climatologia, que permitirão, por exemplo, analisar datas mais propícias para o plantio. Outra importante ferramenta a ser incorporada diz respeito à previsão do comportamento futuro da safra, levando em conta previsões sobre o comportamento sazonal do clima.

Este sistema é resultado de projeto de cooperação técnica do INMET com o SISTEMA METEOROLÓGICO DO PARANÁ – SIMEPAR e o INSTITUTO AGRONÔMICO DO PARANÁ - IAPAR, no âmbito de Acordo de Cooperação Técnica com o INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA – IICA. Tem recebido apoio, em seu desenvolvimento, de especialistas em agrometeorologia da EMBRAPA, da FUNDAÇÃO ABC e da ESALQ, e tomou por base um produto desenvolvido anteriormente para o INMET por equipe ligada à UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA."