Os índices de vegetação realçam a contribuição das propriedades da vegetação
e permitem estabelecer comparações espaciais e temporais da atividade fotossintética e das variações
estruturais do dossel. Na literatura são encontrados mais de cinquenta índices de vegetação,
sendo quase todos obtidos de medidas da refletância nas faixas espectrais do vermelho e infravermelho próximo,
do espectro eletromagnético.
O IVDN (ou NDVI em inglês) é o índice de vegetação mais comumente utilizado. Proposto inicialmente por Rouse et al., (1973)(*), permite identificar a presença de vegetação verde e caracterizar sua distribuição espacial, como também a evolução no decorrer do tempo. Valores para o índice de vegetação próximos de 1 indicam maiores quantidades de vegetação fotossinteticamente ativa, e uma baixa vegetação caso contrário (próximos de 0).
A mensuração do IVDN foi incluída no sensor MODIS (Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer), incluído no satélite Terra (1999) para dar continuidade aos dados de IVDN obtidos a partir do sensor AVHRR, embarcado nos satélites da NOAA de série POES, de órbita polar.
O Sisdagro utiliza dados que podem ser obtidos na página da NASA (http://edcimswww.cr.usgs.gov/pub/imswelcome), em períodos de 16 dias, para todo o globo. Para qualquer ponto no território brasileiro, o usuário pode comparar gráficos mostrando o comportamento do IVDN ao longo do ano, a cada 16 dias, desde 2005. Clique aqui para acessar.